BATISMO INFANTIL - ORIENTAÇÕES PARA PAIS E TESTEMUNHAS

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

v O Pastor conferirá o batismo de crianças:

Ø Quando pelo menos um dos pais forem membros da Igreja Metodista;

Ø Quando, no caso de pais não membros da Igreja Metodista, uma das testemunhas for membro da Igreja Metodista e os pais assumirem POR ESCRITO a responsabilidade de continuidade da educação cristã na Igreja e de confirmação do pacto batismal;

v Os pais que desejam batizar os seus filhos na Igreja Metodista e que satisfaçam as exigências para tal, solicitarão o batismo ao Pastor, com antecedência mínima de um mês;

1. O QUE É BATISMO?

R: Segundo o artigo 9º dos Cânones (Livro de doutrinas da Igreja Metodista), o batismo é o sinal visível da graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pela qual (graça) nos tornamos participantes da comunhão do Espírito Santo e herdeiros da vida eterna. O batismo substituiu, na nova aliança em Cristo, o sinal do pacto com Deus que a circuncisão representou no Antigo Testamento. (Colossenses 2:11-12)

2. QUAIS AS FORMAS DE BATISMO?

ESCLARECIMENTO: A palavra batismo vem da palavra grega “baptizo”. Conforme o seu uso no grego, quer dizer “imergir”. No entanto, um estudo minucioso de teólogos sérios, observaram que, tanto a palavra “baptizo”, quanto outras palavras, assumem diferentes sentidos conforme o uso e o contexto. EXEMPLO: Os imersionistas argumentam que a narrativa do batismo de Jesus (Mt 3:16 e Mc 1:9-10), que diz “no rio Jordão” e “ao sair da água”, indica que o batismo foi imersão. No entanto, vemos que o uso judeu de “baptizo” tem um sentido diferente quando usado em Lc 11.37-39, que faz referência a lavagem cerimonial das mãos e dos pés. O mesmo pode-se dizer da narrativa de Mc 7:1-7 com referência à lavagem de copos, jarros e vasos no versículo 4. Ora, lavar e mergulhar são coisas bem distintas.

R: A Igreja Metodista reconhece como válido o batismo por ASPERSÃO (aplicação de água com a mão sobre a cabeça do batizando), por DERRAMAMENTO (com ambas as mãos , derrama-se água sobre a cabeça do batizando, estando este, geralmente, com parte do corpo dentro da água) e por IMERSÃO (o batizando é submergido na água), conforme as disposições canônicas.

POSIÇÃO DE JOÃO WESLEY: “... pela lavagem, imersão ou aspersão, porque a Escritura não determina qual destes meios devem ser usados, quer por um preceito expresso, quer pôr um exemplo claro que o provê, quer ainda pela força ou significado da palavra “baptizo” (batizar)...” (Coletânea da Teologia de João Wesley, p.273)

3. QUAL A FORMA DE BATISMO USUALMENTE UTILIZADA PELA IGREJA METODISTA?

R: O pastor Metodista celebrará usualmente por ASPERSÃO o batismo conferido a crianças e a adultos. Entre os judeus, a idéia de aspersão para purificação era bem conhecida: Ez 36:25-26; Num 8:5-7 e Num 19:8,9,12,13.

4. PORQUE A IGREJA METODISTA BATIZA CRIANÇAS?

R: A Igreja Metodista batiza crianças, não porque considera ou acredita na condição de criança pagã, pois ela pensa que qualquer criança, antes da idade da razão, é salva, MAS, porque tem consciência de que o batismo infantil é uma consagração da criança a Deus e significa a entrada da criança como participante da comunidade de fé, que é a Igreja, tal qual era a circuncisão para as crianças de Israel. Cuidamos da saúde, educação, formação escolar, educação religiosa das crianças, porque não as levamos no altar de Deus para um pacto como o batismo? Assim faziam os judeus; não era membro do povo de Deus quem não trouxesse na carne o sinal da aliança, representada pela circuncisão. A apresentação da criança não substitui o batismo, pois não é pacto, não tem sinal da aliança com Deus.

5. QUAL A BASE BÍBLICA PARA A IGREJA METODISTA BATIZAR CRIANÇAS?

R: Ora, se o batismo substitui, na nova aliança em Cristo, o sinal do pacto com Deus que a circuncisão representou no Antigo Testamento (Col. 2:11-12), e se Deus manda em Gênesis 17:9,14 Abraão circuncidar todos os machos no oitavo dia, podemos concluir que com a substituição deste ritual de iniciação no Cristianismo, e acima de tudo com a valorização do sexo feminino, também salientada por Cristo, vemos que, não mas somente os machos, mas, machos e fêmeas, passam a gozar do privilégio desta maravilhosa experiência.

No tempo das comunidades cristãs, várias textos mostram que os convertidos levavam sua família para ingressarem juntos na fé em Cristo. Vejamos alguns exemplos:

v Atos 16:15 – Lídia ao se converter foi batizada juntamente com toda “sua casa”;

v Atos 16:33 – O carcereiro se converte e o texto diz que foi batizado ele e “todos os seus”;

v I Cor. 1:16 – Estéfanes e sua casa foram batizados por Paulo;

v Atos 18:8 – Crispo, o chefe da Sinagoga de Corinto, foi batizado com toda sua família;

6. QUAL A FAIXA DE IDADE E, EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS A METODISTA BATIZA CRIANÇA?

R: O batismo, na Igreja Metodista é aplicável a crianças, maiores cristãos e excepcionais de qualquer idade. O pastor Metodista conferirá o batismo a crianças no decorrer de seus dois primeiros anos de vida; somente em casos excepcionais o pastor poderá conferir o batismo a crianças com até 8 anos de idade.

7. O QUE SIGNIFICA “PATERNIDADE RESPONSÁVEL”?

R: Biblicamente, os pais têm uma grande responsabilidade, diante de Deus, sobre seus filhos. Eles são responsáveis em infundir valores e moldar a personalidade e o caráter da criança. A Igreja Metodista reconhece que a tarefa de educar uma criança não é uma tarefa fácil, mas, acima de tudo, tem a convicção de que, com a ajuda de Deus, através dos princípios bíblicos e da Igreja, os pais terão esta responsabilidade facilitada.

8. QUAL O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA?

R: A família, compreendendo Pai, Mãe e irmãos, têm uma responsabilidade de oferecer a criança um ambiente satisfatório, para que a criança cresça num ambiente de normalidade e tranqüilidade, sempre lembrando que:

· As crianças necessitam de carinho e atenção porque são heranças da parte do Senhor; (Salmos 127:3)

· As Crianças sempre se espelham nos “grandes”. Os pais serão sempre aqueles em quem a criança irá se espelhar.

· O bom relacionamento conjugal dos pais contribuirá para que seus filhos sejam saudáveis emocionalmentes e no futuro, pessoas equilibradas;

· Para o bom relacionamento do casal é necessário a presença santa de Deus no seio da família.

9. QUAL O PAPEL E A RESPONSABILIDADE DAS TESTEMUNHAS?

R: As testemunhas assumem perante Deus e a Igreja a responsabilidades de cooperar com os pais na Educação Cristã da criança e no seu crescimento em graça, visando sua perfeita maturidade, orando constantemente por ela, sendo exemplo de vida para a criança; alguém em quem a criança possa se espelhar; A IGREJA METODISTA ENTENDE QUE, SOMENTE COM O AUXÍLIO DE DEUS, E, COM UMA ENTREGAR PESSOAL A CRISTO JESUS, AS TESTEMUNHAS PODERÃO CUMPRIR, COM ÊXITO, OS VOTOS ASSUMIDOS. Por fim, as testemunhas deverão substituir os pais, se necessário, na missão de orientar a criança no que Cristo fez por ela, para que ao se tornar consciente da dádiva (presente) de Deus, possa reconhecê-la, assumindo os votos de membro da Igreja, para melhor servir na obra do Reino de Deus.

10. ORIENTAÇÃO COMUM AOS PAIS E TESTEMUNHAS:

· Tanto os pais, quanto as testemunhas, bem como a Igreja, por ocasião do batismo, irão assumir votos (compromissos), diante da Igreja, do Pastor e principalmente de Deus. VAMOS VER O QUE A BÍBLIA NOS FALA SOBRE UM VOTO A DEUS?

v Deuteronômio 23:21,22 –

v Provérbios 20:25 –

v Eclesiastes 5:4,5 –

· Ninguém pode dar o que não tem. Como ensinar as crianças com palavras bonitas, se nossas atitudes desmentem nossas palavras?

· Tanto pais, como testemunhas, precisam demonstrar a criança batizada que possuem:

v Uma experiência pessoal com Deus;

v Um vida que possa ser imitada;

v Que é alguém que se alegra em estar na Igreja,

(Sm. 122:1)

· Vale a pena fazer votos com Deus, pois Ele é fiel.

11. QUAL O LUGAR DA IGREJA NA VIDA DAS CRIANÇAS?

R: A criança batizada passa a ser parte integrante da Igreja Metodista e, como tal, passa a ter, alguns privilégios que a Igreja oferece aos membros do corpo de Cristo, a saber:

· Escola Dominical – formação religiosa;

· Acompanhamento Espiritual da Igreja e Pastor;

· Apoio de toda comunidade;

· Orientações para auxiliar seus pais e testemunhas na tarefa de criar a Criança no caminho em que deve andar.

12. O QUE A IGREJA ESPERA PARA A VIDA DA CRIANÇA, COM A CONTRIBUIÇÃO DA IGREJA, DOS PAIS E DAS TESTEMUNHAS?

R: A Igreja Metodista ao batizar uma criança espera que, com o esforço comum dos pais, testemunhas e Igreja, a criança, ao atingir a idade da razão, ela tenha condições de, pôr ela mesma, confirmar o pacto batismal da infância, tornando-se membro efetivo da Igreja, com todos os direitos e deveres que dela provém.

13. BIBLIOGRAFIA:

Ø BÍBLIA SAGRADA;

Ø CÂNONES DA IGREJA METODISTA;

Ø NORMATIVA SOBRE BATSMO;

Ø RITUAL DA IGREJA METODISTA;

0 comentários:

Postar um comentário

PR EDNALDO BREVES

PR EDNALDO BREVES

Quem sou eu

Barra Mansa, Rio de Janeiro, Brazil
Pastor da Igreja Metodista em São Pedro - Barra Mansa - RJ

VISITANTES AO VIVO

LOCALIZAÇÃO DOS SEGUIDORES

VISITANTES

ÚLTIMOS VISITANTES

APÓS CADA POSTAGEM, DEIXE O SEU COMENTÁRIO, CRÍTICA OU SUGESTÃO

Seguidores