BATISMO INFANTIL - ORIENTAÇÕES PARA PAIS E TESTEMUNHAS

ORIENTAÇÕES INICIAIS:

v O Pastor conferirá o batismo de crianças:

Ø Quando pelo menos um dos pais forem membros da Igreja Metodista;

Ø Quando, no caso de pais não membros da Igreja Metodista, uma das testemunhas for membro da Igreja Metodista e os pais assumirem POR ESCRITO a responsabilidade de continuidade da educação cristã na Igreja e de confirmação do pacto batismal;

v Os pais que desejam batizar os seus filhos na Igreja Metodista e que satisfaçam as exigências para tal, solicitarão o batismo ao Pastor, com antecedência mínima de um mês;

1. O QUE É BATISMO?

R: Segundo o artigo 9º dos Cânones (Livro de doutrinas da Igreja Metodista), o batismo é o sinal visível da graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pela qual (graça) nos tornamos participantes da comunhão do Espírito Santo e herdeiros da vida eterna. O batismo substituiu, na nova aliança em Cristo, o sinal do pacto com Deus que a circuncisão representou no Antigo Testamento. (Colossenses 2:11-12)

2. QUAIS AS FORMAS DE BATISMO?

ESCLARECIMENTO: A palavra batismo vem da palavra grega “baptizo”. Conforme o seu uso no grego, quer dizer “imergir”. No entanto, um estudo minucioso de teólogos sérios, observaram que, tanto a palavra “baptizo”, quanto outras palavras, assumem diferentes sentidos conforme o uso e o contexto. EXEMPLO: Os imersionistas argumentam que a narrativa do batismo de Jesus (Mt 3:16 e Mc 1:9-10), que diz “no rio Jordão” e “ao sair da água”, indica que o batismo foi imersão. No entanto, vemos que o uso judeu de “baptizo” tem um sentido diferente quando usado em Lc 11.37-39, que faz referência a lavagem cerimonial das mãos e dos pés. O mesmo pode-se dizer da narrativa de Mc 7:1-7 com referência à lavagem de copos, jarros e vasos no versículo 4. Ora, lavar e mergulhar são coisas bem distintas.

R: A Igreja Metodista reconhece como válido o batismo por ASPERSÃO (aplicação de água com a mão sobre a cabeça do batizando), por DERRAMAMENTO (com ambas as mãos , derrama-se água sobre a cabeça do batizando, estando este, geralmente, com parte do corpo dentro da água) e por IMERSÃO (o batizando é submergido na água), conforme as disposições canônicas.

POSIÇÃO DE JOÃO WESLEY: “... pela lavagem, imersão ou aspersão, porque a Escritura não determina qual destes meios devem ser usados, quer por um preceito expresso, quer pôr um exemplo claro que o provê, quer ainda pela força ou significado da palavra “baptizo” (batizar)...” (Coletânea da Teologia de João Wesley, p.273)

3. QUAL A FORMA DE BATISMO USUALMENTE UTILIZADA PELA IGREJA METODISTA?

R: O pastor Metodista celebrará usualmente por ASPERSÃO o batismo conferido a crianças e a adultos. Entre os judeus, a idéia de aspersão para purificação era bem conhecida: Ez 36:25-26; Num 8:5-7 e Num 19:8,9,12,13.

4. PORQUE A IGREJA METODISTA BATIZA CRIANÇAS?

R: A Igreja Metodista batiza crianças, não porque considera ou acredita na condição de criança pagã, pois ela pensa que qualquer criança, antes da idade da razão, é salva, MAS, porque tem consciência de que o batismo infantil é uma consagração da criança a Deus e significa a entrada da criança como participante da comunidade de fé, que é a Igreja, tal qual era a circuncisão para as crianças de Israel. Cuidamos da saúde, educação, formação escolar, educação religiosa das crianças, porque não as levamos no altar de Deus para um pacto como o batismo? Assim faziam os judeus; não era membro do povo de Deus quem não trouxesse na carne o sinal da aliança, representada pela circuncisão. A apresentação da criança não substitui o batismo, pois não é pacto, não tem sinal da aliança com Deus.

5. QUAL A BASE BÍBLICA PARA A IGREJA METODISTA BATIZAR CRIANÇAS?

R: Ora, se o batismo substitui, na nova aliança em Cristo, o sinal do pacto com Deus que a circuncisão representou no Antigo Testamento (Col. 2:11-12), e se Deus manda em Gênesis 17:9,14 Abraão circuncidar todos os machos no oitavo dia, podemos concluir que com a substituição deste ritual de iniciação no Cristianismo, e acima de tudo com a valorização do sexo feminino, também salientada por Cristo, vemos que, não mas somente os machos, mas, machos e fêmeas, passam a gozar do privilégio desta maravilhosa experiência.

No tempo das comunidades cristãs, várias textos mostram que os convertidos levavam sua família para ingressarem juntos na fé em Cristo. Vejamos alguns exemplos:

v Atos 16:15 – Lídia ao se converter foi batizada juntamente com toda “sua casa”;

v Atos 16:33 – O carcereiro se converte e o texto diz que foi batizado ele e “todos os seus”;

v I Cor. 1:16 – Estéfanes e sua casa foram batizados por Paulo;

v Atos 18:8 – Crispo, o chefe da Sinagoga de Corinto, foi batizado com toda sua família;

6. QUAL A FAIXA DE IDADE E, EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS A METODISTA BATIZA CRIANÇA?

R: O batismo, na Igreja Metodista é aplicável a crianças, maiores cristãos e excepcionais de qualquer idade. O pastor Metodista conferirá o batismo a crianças no decorrer de seus dois primeiros anos de vida; somente em casos excepcionais o pastor poderá conferir o batismo a crianças com até 8 anos de idade.

7. O QUE SIGNIFICA “PATERNIDADE RESPONSÁVEL”?

R: Biblicamente, os pais têm uma grande responsabilidade, diante de Deus, sobre seus filhos. Eles são responsáveis em infundir valores e moldar a personalidade e o caráter da criança. A Igreja Metodista reconhece que a tarefa de educar uma criança não é uma tarefa fácil, mas, acima de tudo, tem a convicção de que, com a ajuda de Deus, através dos princípios bíblicos e da Igreja, os pais terão esta responsabilidade facilitada.

8. QUAL O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA?

R: A família, compreendendo Pai, Mãe e irmãos, têm uma responsabilidade de oferecer a criança um ambiente satisfatório, para que a criança cresça num ambiente de normalidade e tranqüilidade, sempre lembrando que:

· As crianças necessitam de carinho e atenção porque são heranças da parte do Senhor; (Salmos 127:3)

· As Crianças sempre se espelham nos “grandes”. Os pais serão sempre aqueles em quem a criança irá se espelhar.

· O bom relacionamento conjugal dos pais contribuirá para que seus filhos sejam saudáveis emocionalmentes e no futuro, pessoas equilibradas;

· Para o bom relacionamento do casal é necessário a presença santa de Deus no seio da família.

9. QUAL O PAPEL E A RESPONSABILIDADE DAS TESTEMUNHAS?

R: As testemunhas assumem perante Deus e a Igreja a responsabilidades de cooperar com os pais na Educação Cristã da criança e no seu crescimento em graça, visando sua perfeita maturidade, orando constantemente por ela, sendo exemplo de vida para a criança; alguém em quem a criança possa se espelhar; A IGREJA METODISTA ENTENDE QUE, SOMENTE COM O AUXÍLIO DE DEUS, E, COM UMA ENTREGAR PESSOAL A CRISTO JESUS, AS TESTEMUNHAS PODERÃO CUMPRIR, COM ÊXITO, OS VOTOS ASSUMIDOS. Por fim, as testemunhas deverão substituir os pais, se necessário, na missão de orientar a criança no que Cristo fez por ela, para que ao se tornar consciente da dádiva (presente) de Deus, possa reconhecê-la, assumindo os votos de membro da Igreja, para melhor servir na obra do Reino de Deus.

10. ORIENTAÇÃO COMUM AOS PAIS E TESTEMUNHAS:

· Tanto os pais, quanto as testemunhas, bem como a Igreja, por ocasião do batismo, irão assumir votos (compromissos), diante da Igreja, do Pastor e principalmente de Deus. VAMOS VER O QUE A BÍBLIA NOS FALA SOBRE UM VOTO A DEUS?

v Deuteronômio 23:21,22 –

v Provérbios 20:25 –

v Eclesiastes 5:4,5 –

· Ninguém pode dar o que não tem. Como ensinar as crianças com palavras bonitas, se nossas atitudes desmentem nossas palavras?

· Tanto pais, como testemunhas, precisam demonstrar a criança batizada que possuem:

v Uma experiência pessoal com Deus;

v Um vida que possa ser imitada;

v Que é alguém que se alegra em estar na Igreja,

(Sm. 122:1)

· Vale a pena fazer votos com Deus, pois Ele é fiel.

11. QUAL O LUGAR DA IGREJA NA VIDA DAS CRIANÇAS?

R: A criança batizada passa a ser parte integrante da Igreja Metodista e, como tal, passa a ter, alguns privilégios que a Igreja oferece aos membros do corpo de Cristo, a saber:

· Escola Dominical – formação religiosa;

· Acompanhamento Espiritual da Igreja e Pastor;

· Apoio de toda comunidade;

· Orientações para auxiliar seus pais e testemunhas na tarefa de criar a Criança no caminho em que deve andar.

12. O QUE A IGREJA ESPERA PARA A VIDA DA CRIANÇA, COM A CONTRIBUIÇÃO DA IGREJA, DOS PAIS E DAS TESTEMUNHAS?

R: A Igreja Metodista ao batizar uma criança espera que, com o esforço comum dos pais, testemunhas e Igreja, a criança, ao atingir a idade da razão, ela tenha condições de, pôr ela mesma, confirmar o pacto batismal da infância, tornando-se membro efetivo da Igreja, com todos os direitos e deveres que dela provém.

13. BIBLIOGRAFIA:

Ø BÍBLIA SAGRADA;

Ø CÂNONES DA IGREJA METODISTA;

Ø NORMATIVA SOBRE BATSMO;

Ø RITUAL DA IGREJA METODISTA;

1 comentários:

Unknown 8 de outubro de 2015 19:05  

Com todo respeito a igreja metodista,sei que é uma igreja séria e compromissada com a palavra de Deus.
Mas não vejo nas escritura, especificamente no NT a substituição da circuncisão pelo batismo nas águas. Acho os textos mencionados de Atos e 1corintios, é força a barra!
Em momento algum no incio da igreja há registro que no oitavo dia foi batizado alguma criança e nem biblicamente falando. A não ser quando o catolicismo impôs e que depois as igrejas reformadas seguiu a mesma tradição.
Admiro bastante o trabalho evangelístico que João Wesley fez seus sermões, e etc...
Mas chega uma hora que entre os ensinamentos Bíblia e os ensinamentos de João Wesley eu prefiro ficar com Bíblia!

Postar um comentário

PR EDNALDO BREVES

PR EDNALDO BREVES

Quem sou eu

Barra Mansa, Rio de Janeiro, Brazil
Pastor da Igreja Metodista em São Pedro - Barra Mansa - RJ

VISITANTES AO VIVO

LOCALIZAÇÃO DOS SEGUIDORES

VISITANTES

ÚLTIMOS VISITANTES

APÓS CADA POSTAGEM, DEIXE O SEU COMENTÁRIO, CRÍTICA OU SUGESTÃO

Seguidores