ORIENTAÇÃO AOS TESOUREIROS LOCAIS

Rio de Janeiro, 16 de junho de 2004

Às

Igrejas Locais e Campos Missionários

Em anexo, estamos encaminhando os formulários “RELAÇÃO DE DÍZIMOS E CONTRIBUIÇÕES e RESUMO DA ARRECADAÇÃO DA IGREJA LOCAL”, para serem utilizados pelas tesourarias das igrejas locais e campos missionários, a partir do mês de julho de 2004.

No formulário “RELAÇÃO DE DÍZIMOS E CONTRIBUIÇÕES” deverão ser relacionados os nomes de todos os membros que contribuíram, o valor, o dia em que foi efetuado a arrecadação, a indicação se a contribuição foi efetuada em cheque ou dinheiro e o mês a que se refere a contribuição, como indicado nos envelopes de dízimos, além das assinaturas do tesoureiro(a) e a dos integrantes do MAAD, que participaram da contagem dos recursos arrecadados.

O formulário “RESUMO DA ARRECADAÇÃO DA IGREJA LOCAL”, que possui todas as contas de receitas contidas no relatório financeiro. Nesse formulário que está sendo implantado deverão conter toda a arrecadação da igreja local na semana. O valor que foi arrecadado de dízimos e contribuições(campo 11 do relatório financeiro) deverá ser o total apurado no formulário “RELAÇÃO DE DÍZIMOS E CONTRIBUIÇÕES”.

Referidos formulários, por serem preenchidos em “regime de caixa”, não invalidam o preenchimento do Livro Grade, onde os registros são efetuados em REGIME DE COMPETÊNCIA. O Livro Grade deve espelhar fielmente, o que consta no envelope de dízimos do membro.

Informamos que toda a arrecadação recebida deverá ser depositada em banco, conforme determina os Cânones, em seu artigo 150. No caixa deverão ficar apenas os recursos necessários para cobrir pequenas despesas da semana.

Salientamos que todos os cheques recebidos como dízimos ou ofertas, não poderão ser utilizados para pagamentos das despesas da igreja ou campo missionário, deverão, obrigatoriamente, ser depositados em banco.

Os formulários objetivam sanar as dificuldades observadas pelo MAAD Regional e Superintendentes Distritais, com o controle financeiro das igrejas, tais como a existência de documentos que comprovem a arrecadação dos dízimos, discriminando os nomes dos membros que contribuíram no período, além de facilitar a montagem do Relatório Financeiro encaminhado mensalmente para a Sede Regional. No final do mês o(a) tesoureiro(a) somará os relatórios “RESUMO DA ARRECADAÇÃO DA IGREJA LOCAL” e terá fechado a parte da receita do Relatório Financeiro.

Determinamos que todas as Igrejas e Campos Missionários com arrecadação de dízimos e contribuições superiores a R$ 5.000,00 (equivalente a 06 Bases Regional), por mês, deverão efetuar os seus pagamentos em cheques, da conta corrente da igreja.

Sugerimos que as igrejas com arrecadação de dízimos e contribuições acima de R$ 10.400 (equivalente a 13 Bases Regional) preencham duas Relações de Dízimos e Contribuições, uma para o culto da manhã e outra para o culto da noite, separadamente, para cada domingo.

Os dízimos e contribuições recebidos nas reuniões e cultos durante a semana, poderão ser registrados com o movimento do próximo domingo, ou se o(a) tesoureiro(a) preferir, poderá preencher um formulário para cada dia que ocorrer recebimentos de dízimos e ofertas.

Os formulários propostos facilitarão as auditorias efetuadas pelas Comissões de Exame de Livros e pelos Superintendentes Distritais

Referidos formulários deverão ser entregues ao pastor(a) titular, juntamente com o Relatório Financeiro do mês, na ocasião de sua assinatura. O ideal é que esses formulários sejam entregues ao pastor semanalmente, para que possa acompanhar, mais de perto, a entrada de recursos na igreja.

Deve ser ressaltado que as igrejas que já estão informatizadas, no CONECTA, devem utilizar, para o lançamento dos dízimos, ofertas e outras receitas, o RELATÓRIO DA PLANILHA DE LANÇAMENTO, que também deverão ser assinados pelo tesoureiro e pelos membros do Maad que participaram da contagem dos Dízimos e Ofertas, em substituição aos dois relatórios propostos acima.

Em caso de dúvidas sobre a implantação dos formulários, as mesmas poderão ser esclarecidas pelo MAAD Regional.

Fraternalmente em Cristo,

Bispo Paulo Lockmann

Presidente da COREAM

1 comentários:

JOÃO LAUDIR TEIXEIRA 4 de janeiro de 2013 às 07:30  

Paz querido, sou Pastor nomeado recentemente na IMW de Vista Alegre do Abunã (Rondônia) - Distrito de Guajará Mirim.
Poderia mandar este formulário de arrecadação, pois estou sem meu computador (minha mudança ainda não chegou).

Quero implantar urgentemente este formulário na igreja.

Postar um comentário

PR EDNALDO BREVES

PR EDNALDO BREVES

Quem sou eu

Barra Mansa, Rio de Janeiro, Brazil
Pastor da Igreja Metodista em São Pedro - Barra Mansa - RJ

VISITANTES AO VIVO

LOCALIZAÇÃO DOS SEGUIDORES

VISITANTES

ÚLTIMOS VISITANTES

APÓS CADA POSTAGEM, DEIXE O SEU COMENTÁRIO, CRÍTICA OU SUGESTÃO

Seguidores